Durante nosso longo período de isolamento, a biblioteca pessoal – que sempre foi estereotipada como um refúgio para tipos de professores e intelectuais – surgiu como uma ferramenta para transmitir os recursos mentes pensantes.
Nas redes sociais, as pessoas fizeram de tudo para exibir estantes de livros – nem que fosse 20 volumes de dicionário perfeitamente alinhados nas prateleiras.
Como a maioria de nós não tem os tetos altos como de Bibliotecas Públicas, a estante, em muitas casas, serve como uma indicação de que aqui é uma sala ou um recanto para parar e considerar algo de mais permanência.
Veja também:
- 9 ideias para organizar os livros que funcionam para todos os estilos
- Descubra maneiras criativas de usar livros na decoração de sua casa
- 7 coisas que você não pode ter na sua estante de livros
“Lembro-me da tendência de que todos os livros deveriam ser brancos”, diz o designer da ED A-List Martin Brudnizki. “Isso não é o que uma biblioteca deveria ser. O pensamento não é minimalista. ”
Bibliotecas domésticas sofreram por um tempo. Aquilo que fomos ensinados a não fazer – julgar um livro pela capa – alimentou diversas tendências de design. Houve também a influência do Instagram para organizar os livros por cor, criando assim uma instalação com todas as nuances de um bolo de explosão de arco-íris.
Veja também:
- 4 maneiras de organizar sua estante de livros com personalidade
- 9 maneiras criativas e econômicas de caberem mais livros em pouco espaço
- Designer francês cria 3 móveis com várias funções para aproveitar espaço em apartamentos pequenos
Esse tempo em casa convida a uma oportunidade de considerar não apenas quais livros estão em nossas prateleiras e como são, mas também como a biblioteca nos faz sentir. Agora queremos ser como Keith Richards em sua biblioteca de Connecticut projetada por Mica Ertegun (mostrado na foto), para nos animar e permanecer por mais tempo.
Mas como alguém começa a criar esse oásis? Para Alyssa Kapito, designer da ED A-List, é simples: “Envolvemos as bibliotecas em painéis ou tecido de carvalho”, diz ela. “Não apenas para criar calor, mas também para permitir que você se desconecte visualmente de tudo ao seu redor.”
Veja também:
- 4 dicas fáceis de como decorar o corredor de casa
- 3 tendências de decoração da sala que estão desaparecendo
- 8 ideias de decoração com caixas de feira cheias de estilo
Portanto, sua própria biblioteca pode consistir em uma estante de livros e uma poltrona com uma única almofada. Além disso, livros e discos selecionados ao lado de velas e álbuns de fotos também fazem parte desse ambiente. Contudo, ao contrário da tirania do código de cores e dos momentos de mídia social, a nova tendência em bibliotecas pessoais diz respeito ao que está dentro: ideias, inspiração e descanso do resto do mundo.
Fique por dentro de nossas notícias na página do DecorStyle no Facebook ou no nosso site www.decorstyle.ig.com.br